NEWS

BUSCANDO MAIS REGULARIDADE EM SEUS TREINOS? O SEGREDO PODE ESTAR NA “POSTURA MENTAL” - June 25, 2018

Muitas vezes, praticando ou assistindo alguma modalidade esportiva, principalmente os esportes individuais, costumamos comentar que um ou outro atleta, na maioria os campeões, tem “força mental”

Mas o que seria essa força? 

Vemos pessoas com capacidade similar na realização de uma atividade, seja atleta ou amador. Mas o que define quem consegue um melhor resultado ou não em muitos casos é aquele último fôlego. Ou seja, aquela força extra que a pessoa, em condições de adversidade, consegue dar em maior intensidade e frequência do que outras. 

Segue algumas dicas para você que quer melhorar sua postura mental: 

•  Foque na modalidade: Treinar ouvindo música, ou seguindo o ritmo do colega, que é um pouco mais leve, com certeza afeta seu desempenho e análise de sua performance. Ficar mais atento ao seu ritmo é uma ótima estratégia para ver onde pode melhorar; 

•  Trace micrometas: Projetar metas como aumentar a velocidade na corrida, ou aumentar o peso a cada semana no treino de força, vai ajudá-lo a se motivar com maior frequência, favorecendo a disciplina. 

•  Se engaje numa atividade específica: O treinamento cruzado (treinar em conjunto duas ou mais atividades), ajuda na recuperação e a reduzir o “enjoo” de uma mesma atividade. Porém, com certeza pessoas que querem melhorar no tênis, corrida, ou qualquer outra atividade, deve treinar com mais frequência e intensidade, de forma específica. Muitas atividades em conjunto com certeza ajudam a treinar com mais frequência. Porém afeta na evolução específica, principalmente dentre os mais treinados;

E você? Quer melhorar sua postura mental, para treinar melhor, com mais regularidade, e obter os resultados desejados? Siga as minhas dicas e treinos, e foco no resultado! 

HIDRATAÇÃO: APRENDA COMO MELHORAR A SUA - June 25, 2018

Água. Sem dúvida o componente mais importante para nossa sobrevivência, mas também um dos mais polêmicos, quando se trata de como e quanto consumir. O suco, café, ou mesmo a cerveja, compensa o pouco consumo de água de uma pessoa? 

Confira aqui dicas de como melhorar sua hidratação e aproveitar o máximo que ela oferece: 

 Quanto consumir: o cálculo para consumo de água/dia é de 35mL por Kg de peso.  Por exemplo uma pessoa com 80Kg = 80 x 35 = 2,8L água/dia.

É importante ressaltar que o consumo deve ser fracionado. Grandes quantidades de uma vez sobrecarregam os rins e grande parte é eliminada pelo corpo. Ingestões de 100 a 200ml a cada 1 a 2 horas garantem uma ótima absorção. 

 Quais bebidas hidratam próximas da água: Chás, quentes ou gelados são ótimas opções para quem não gosta de beber água pura. Uma outra dica é a água com gás e água de coco, dois poderosos hidratantes. 

 Atenção ao consumo no frio: Durante os períodos de frio no ano, a vontade de beber água diminui, pois o corpo leva mais sangue para aquecer o centro do corpo, “enganando” o cérebro, que entende que o corpo está hidratado, com grande fluxo de sangue. Não mude o hábito e periodicidade nesse período. 

Hidratação em clima seco: em dias de clima mais seco, o corpo produz mais suor e elimina líquido com maior velocidade. Procure aumentar a ingestão de líquidos nesses dias. 

 Hidratação pré e pós treino: atividades aeróbicas (caminhada, corrida, pedalar, etc) exigem uma ingestão maior de líquidos pré e pós treino. Procure ingerir quantidades de 200 a 400ml de água até 20 minutos antes da atividade, evitando a sensação de corpo “pesado”, com muito líquido. 

Muitos não acham o pós treino tão relevante para hidratação, porém é tão importante quanto o pré. Para agilizar a reidratação depois dos exercícios, prefira bebidas geladas que estimulam o esvaziamento gástrico e a absorção da água, facilitando a hidratação. 

Consumir em média 150 a 200ml de líquidos a cada 20 minutos após o exercício. Siga essas dicas e aproveite ao máximo tudo o que esse líquido mágico e fundamental.

IMPORTANTE: A hidratação modifica de acordo com o tipo de treino e intensidade do exercício. Para exercícios mais intensos e treinos longos, procure um profissional da área de saúde para mais detalhes.

CONHEÇA AS ARMADILHAS QUE TE FAZEM DESISTIR DOS TREINOS E SAIBA COMO SE LIVRAR DELAS - June 25, 2018

Muitas armadilhas podem estar no caminho que nos separa da saúde e do corpo bonito que desejamos. O estilo de vida moderno não é amigo de quem quer se exercitar, mas existem diversas maneiras de driblar esse problema e conquistar uma vida mais equilibrada e saudável.

Você muitas vezes caiu nessas arapucas e sabotou o seu treino? Pois saiba que isso é mais comum do que parece, e se você não prestar atenção, isso voltará a acontecer. Quer conhecer melhor os seus inimigos e aprender a se livrar deles? Leia atentamente o texto a seguir:

O sono

Nada pode ser mais eficaz para desanimar alguém do que o sono. E isso ocorre freqüentemente hoje em dia, pois cada vez mais dormimos mal. Mas existem maneiras de melhorar esse quadro. Primeiro, prepare um ambiente propício para o seu descanso: tampe fontes de luz e acabe com barulhos. Evite celulares, ouvir músicas agitadas e bebidas estimulantes á noite.

Outra maneira de não passar horas rolando de um lado para o outro é ajustando os seus horários: tente sempre ir dormir mais ou menos na mesma hora. Isso regula o seu organismo e faz com que você sinta sono na hora certa.

A falta de resultados

Outro fator que nos desanima de treinar é não observarmos que estamos conquistando resultados expressivos. Isso é muito comum nas academias, mas também é possível driblar esse problema. O primeiro passo é ajustar o seu treino: veja se está com um programa adequado e especialmente se está aumentando as suas cargas constantemente. Mude caso seja necessário e foque nas áreas que mais deseja ver resultado.

Outro ponto a ser revisto é a sua alimentação: de nada adianta treinar bem se você come mal. Confira se você está ingerindo carboidratos integrais no pré-treino e proteínas suficientes no pós. Isso já ajuda bastante a desenvolver massa muscular.  

O cansaço pós-trabalho

Quem não chega cansado após um longo dia de trabalho? E aí a tentação de se jogar no sofá pode superar a vontade de se exercitar. Mas não se desespere, você pode vencer isso. Uma maneira natural é ingerindo uma boa xícara de café ou energético antes de malhar, o que vai te deixar no pique para a sua sessão. Se você prefere os suplementos, busque os ricos em cafeína ou outros estimulantes, isso pode dar a carga a mais que você precisa.

Os dias frios e/ou chuvosos

Dias frios ou chuvosos convidam qualquer um a se esconder embaixo dos lençóis e não fazer nada, não é verdade?  Mas você pode vencer essa tentação focando no seu resultado final. É fácil pensar que se você sair e for malhar, você estará satisfeito consigo mesmo no fim do dia. Mas se ficar em casa, o arrependimento e a culpa lhe incomodarão e você estará mais distante do físico que deseja. Na dúvida, saia e vá treinar.

Conhecendo melhor o seu inimigo, você fica mais apto a vencê-lo e a não cair nas armadilhas que podem te atrapalhar no seu plano de treinamento. Busque em si o ânimo necessário e adapte o seu dia a dia para poder se exercitar. Não hesite: o maior beneficiado em treinar corretamente é você!