Seja bem-vindo(a) a HSFit Educação a nossa plataforma de cursos 100% online!

HSFit Educação

A HSFit Educação – é uma plataforma 100% online que oferece cursos para formação educacional e capacitação profissional em diversas áreas, na modalidade a distância (EAD).

De olho no futuro, a missão é de viabilizar e ampliar o acesso à educação e à capacitação profissional, através de métodos que possibilitam maior flexibilidade ao estudante.

CURSO DE CUIDADOR DE IDOSOS - 100% ONLINE

A PROFISSÃO E O MERCADO DE TRABALHO

A profissão de cuidador de idosos sempre existiu, mas só foi regulamentada há alguns anos. Com a qualidade de vida melhorando e a longevidade de população brasileira aumentando, existe um grande número de pessoas que estão na terceira idade e que precisam de algum cuidado especial.  

As pessoas vivendo mais tempo hoje em dia, o que é uma ótima notícia.

Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Estatística -, o Brasil possui aproximadamente 30 milhões de idosos atualmente.

De acordo com o Ministério da Saúde , cerca de 3,8 milhões de idosos possuem algum grau de dependência.

Com a população vivendo mais, é necessário prover as pessoas com uma melhor qualidade de vida na terceira idade.

Devido a isso, a busca pelo profissional Cuidador de Idosos tem aumentado grandemente, para assegurar a dignidade e uma vida o mais saudável possível dessa população.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a profissão de cuidador de idosos é uma das mais promissoras até o ano de 2025.

Nesses tempos de crise, as coisas não andam bem para os brasileiros, e cada um procura, à sua forma, uma maneira de driblar eese problema. No mês de junho, a taxa de desemprego fechou em mais de 13%, no entanto, alguns setores vêm remando contra a maré e se destacando na economia.

É o caso do setor de cuidador de idosos, que está crescendo no mercado. Com boas propostas salariais, a área vem ganhado força, e cada vez mais pessoas desejam apostar na carreira.

Venha saber mais sobre a profissão de cuidador de idosos e se você se encaixa nessa área!

O QUE FAZ UM CUIDADOR DE IDOSOS

De forma geral, a principal função do cuidador de idosos é auxiliar a vida de uma pessoa da terceira idade.

Existem diversos motivos que levam uma família ou alguém contratar esse profissional.

Muitas vezes a família não tem como ficar o dia todo com o idoso ou é necessário que haja uma companhia constante pela segurança e auxílio nas tarefas domésticas e, por isso, contratar uma pessoa para ajudar e acompanhar o idoso se torna a melhor opção.

Atribuições:

As atribuições variam dependendo do local de trabalho ou do contrato, mas, geralmente, é necessário que o cuidador de idosos:

– Faça companhia

– Seja responsável por dar os remédios de acordo com a prescrição médica

– Auxilie o idoso em tarefas domésticas

– Auxilie o idoso durante a higiene pessoal

– Prepare e sirva as refeições

– Mantenha contato com a família e avise se algo acontecer

– Busque distrair o idoso e melhorar sua qualidade de vida

– Auxilie no trabalho de cuidado de diversos idosos quanto atuar em clínicas e locais especializados

QUAIS QUALIDADES SÃO NECESSÁRIAS

Além do conhecimento na área de saúde, que é um ponto muito importante, o cuidador de idosos também deve ter algumas características específicas.

A mais importante, sem dúvidas, é ter paciência.

Não adianta nada ter conhecimento, mas não saber lidar com os idosos e ter paciência para acompanhar o ritmo necessário.

Além disso, é preciso ter muita responsabilidade, já que suas ações refletem diretamente na vida da pessoa que está sendo cuidada.

Organização, simpatia, empatia, sensibilidade e delicadeza também são qualidades que todo cuidador de idosos deve ter.  Trabalhar e lidar com pessoas tem suas dificuldades e isso não é diferente no trabalho com idosos. 

ONDE TRABALHAR

O cuidador de idosos tem, normalmente, duas opções.

Ele pode ser contratado por uma família para cuidar especificamente de alguém ou de poucas pessoas ou pode ser contratado por uma clínica, casa de repouso ou asilo, por exemplo.

No primeiro caso, o cuidado é direcionado e o atendimento acaba sendo melhor e, por conta disso, o salário também é um pouco mais alto.  

Quando contratado por uma família, o cuidador normalmente passa o dia todo com o idoso e, em alguns casos, também pode dormir na residência para maior segurança da pessoa cuidada.

Nas casas de repousos e clínicas, o profissional é contratado para auxiliar no cuidado de todos os idosos do local e não de alguém em específico.  

Assim, para esse trabalho, ter conhecimento teórico e prático é muito importante e um dos itens principais para conseguir o emprego.

Nesses locais, os cuidadores auxiliam nas alimentações, na higiene e nas atividades feitas pelo idosos durante o dia.

FAIXA SALARIAL DO CUIDADOR DE IDOSOS

Os valores variam dependendo do contrato e das funções que o cuidador irá exercer.

Se o cuidador de idosos passa a noite na casa da família, por exemplo, o pagamento é maior, já que realiza trabalho noturno.

Além disso, o salário pode aumentar também dependendo do número de horas de trabalho, se irá acompanhar o idoso no médico ou em outros locais, etc.

A faixa salarial varia entre 1 mil e 5 mil reais.

COMO ESCOLHER O MELHOR CUIDADOR DE IDOSOS PARA SUA FAMÍLIA

Escolher um bom cuidador de idosos para sua família é uma grande e importante responsabilidade.

De forma geral, é importante buscar alguém que seja maior de idade e tenha pelo menos o ensino fundamental completo para que possa auxiliar na hora da medicação ou das visitas ao médico, por exemplo.

Para saber como escolher um cuidador de idosos para sua família é sempre bom se atentar em alguns detalhes antes de contratar alguém.

Os principais pontos a serem analisados são: o perfil do candidato, suas experiências práticas, cursos realizados e conhecimentos teóricos.  Para saber como escolher um cuidador de idosos ideal para sua família, leve sempre em consideração que o cuidador será uma companhia para o idoso, então busque um cuidador com quem seu familiar terá uma boa convivência e que poderá suprir as necessidades dele. 

Nós acreditamos em você. E você? 100% Online